segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Menor é detido ao atacar PMs da UPP do Morro de São Carlos com granada

Fonte: O Globo


RIO - Um menor de idade foi detido no Morro do Querosene, no Rio Comprido, no fim da madrugada dste domingo, sob a acusação de fazer parte de um grupo que trocou tiros com PMs da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do São Carlos. Foram apreendidas com ele uma granada e uma pistola. De acordo com a Polícia Militar, os PMs faziam o patrulhamento de rotina quando viram traficantes armados, o que deu início ao confronto. Uma equipe do Batalhão de Choque, que fica próximo ao local, foi chamada para dar apoio. Em agosto, policiais da mesma UPP, que atende às comunidades do São Carlos, do Querosene, da Mineira e do Zinco, foram atacados duas vezes por bandidos numa mesma semana.

O conjunto de favelas do São Carlos foi pacificado em maio deste ano. Em agosto, dois policiais da UPP foram atacados a tiros na comunidade. Eles desconfiaram de dois homens numa moto e pediram que parassem. Os suspeitos não obedeceram e atiraram. Depois de ação, os criminosos fugiram. Ninguém ficou ferido. Três dias antes, bandidos abriram fogo, por volta das 3h30m, contra três policiais da unidade. Eles faziam patrulhamento a pé na Rua Major Freitas quando criminosos abriram fogo.

Apesar da instalação de UPPs na região, foram registrados graves problemas que envolveram PMs e traficantes. Em junho, três policiais da UPP dos morros da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro, em Santa Teresa, foram feridos por duas granadas arremessadas por bandidos que estavam encurralados m uma casa. Um deles, o soldado Alexander de Oliveira, de 26 anos, teve a perna direita dilacerada.

Em setembro, um sargento e dois cabos que atuavam na unidade da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro foram apontados num inquérito policial-militar como integrantes de um esquema de corrupção conhecido como mensalão do tráfico. Eles foram transferidos para o Quartel-General da PM. No dia 6 de agosto, os três foram presos em flagrante com R$ 13.400 num carro estacionado em frente ao Batalhão de Choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário