segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Americano Dejuan Williams teve casa invadida e objetos levados pela PM no Vidigal

Fonte: G1

O escritor e professor de inglês norte-americano Dejuan Williams procurou os policias do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) para reclamar que teve a casa em que mora, no Vidigal, Zona Sul do Rio, invadida durante a operação policial realizada no domingo.

Williams mora há dois anos no Vidigal e diz que a casa, localizada dentro da comunidade, teve a porta arrombada e o vidro da janela quebrado. O imóvel também foi revirado, segundo ele. "Levaram meu laptop, câmera fotográfica, ipod", disse ele, acrescentando que os policiais levaram uma bolsa com R$ 400 e 300 dólares.

Ocupação

A ação de ocupação das favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, na Zona Sul do Rio de Janeiro, aconteceu no domingo (13). Participaram da ação 3 mil homens das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além de 194 fuzileiros navais, 18 veículos blindados, 4 helicópteros da PM e 3 da Polícia Civil.

Dejuan estava acompanhado do dono do imóvel, o profissional liberal carioca Bacari Santos, que mora há 33 anos na Califórnia mas está de férias no Brasil. Santos está passando férias no imóvel de sua propriedade junto com Williams.

"É um absurdo o que fizeram, não podem entrar assim num imóvel, sem autorização", disse Williams.

O capitão Érico, do BPCHoque, confirmou que o computador, a câmera e o ipod foram apreendidos, além de uma mochila. Segundo o oficial, a apreensão ocorreu porque cães farejaram a localização de droga na casa. "Os cães farejaram a droga e nos levaram até lá. Eles só nos apontam a localização, mas não sabemos a quantidade. Na casa, foram encontrados seis cigarros de maconha. Por isso o material foi apreendido. Está tudo na delegacia", afirmou o capitão.

"Os cigarros são meus, eu sou usuário. Moro na Califórnia e lá é permitido", afirmou Bacari Santos. "Por isso eu vou ter que responder", acrescentou.

O PM não sabia confirmar se o dinheiro foi apreendido. Segundo o professor americano, o dinheiro estava dentro de uma mochila que, conforme o policial, foi levada para a delegacia. A PM disse que colocaria um carro para levar o escritor e seu amigo à delegacia para verificar a liberação do material.

O proprietário da casa e o professor de inglês não autorizaram a reportagem a ir até a casa, afirmando que se tratava de assunto pessoal e que a polícia estava no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário