sábado, 12 de novembro de 2011

Dilma determina 'rigorosa apuração' de vazamento de petróleo no campo de Frade, bacia de Campos

Fonte: G1

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (11) que determinou ao Ministério de Minas e Energia, à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e à Marinha uma "rigorosa apuração" do vazamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na bacia de Campos, na costa do Rio de Janeiro.

Em nota divulgada nesta noite, a presidente afirmou que o governo está "acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento".

Nesta quinta, a petroleira Chevron Brasil anunciou a suspensão temporária das atividades de perfuração no campo de Frade, situado a 370 quilômetros a nordeste da costa do Rio. O derramamento, segundo a companhia, foi de cerca de 60 barris de petróleo, mas não afetou a produção, que foi mantida.

A nota do Planalto reforçou que a presidente Dilma "determinou atenção redobrada e uma rigorosa apuração das causas do acidente, bem como de suas responsabilidades. Independentemente do tamanho do vazamento, o fato deve ser rigorosamente apurado".

Ainda nesta quinta, a Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) confirmou o início de investigação sobre o vazamento. A Chevron Brasil afirmou que "está tomando medidas" para conter a mancha de óleo e investigar as causas do acidente.

Veja a íntegra da nota da Presidência:

O governo tomou conhecimento do derramamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na Bacia de Campos, em um novo poço que estava sendo perfurado pela empresa Chevron Brasil.

O governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Marinha do Brasil, está acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento.

A presidenta Dilma Rousseff determinou atenção redobrada e uma rigorosa apuração das causas do acidente, bem como de suas responsabilidades. Independentemente do tamanho do vazamento, o fato deve ser rigorosamente apurado.

Secretaria de Imprensa da Presidência da República

Nenhum comentário:

Postar um comentário