quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Polícia investiga se traficante Nem influenciou eleição de Leonardo Rodrigues Lima para associação de moradores da Rocinha

Fonte: Jornal Extra

O delegado Carlos Augusto Nogueira Pinto, da 15ª DP (Gávea), vai instaurar um procedimento para apurar a informação de que houve interferência do tráfico na eleição para presidente da associação de moradores da favela da Rocinha, ocorrida no último dia 30 de outubro.

A polícia investiga informação de que o traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem, ordenou a antecipação da data, prevista inicialmente para dezembro, para que ele colocasse um homem de sua confiança a frente da União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha (UPMMR), antes da comunidade ser tomada.

— Vamos chamar o presidente eleito e outras pessoas envolvidas. Dependendo do que for apurado, vamos instaurar inquérito por associação para o tráfico — afirmou o delegado.

O vencedor da eleição foi Leonardo Rodrigues Lima, que obteve 3.900 votos. Ele já era presidente interino e assumiu a associação após o resultado final.

Leonardo negou que a antecipação da eleição tenha sido em função da interferência do traficante Nem. Ele admitiu que conhece o traficante, mas apenas por morar há 32 anos na favela.

— Ele (Nem) não precisa disso. Você acha que ele iria pedir? Ele não pede, ele manda. Ele é o dono do morro. O Nem nunca interferiu no trabalho da associação. O negócio dele é vender pó. E eu jamais ia aceitar que ele desse qualquer tipo de opinião na associação — disse Léo.

O atual presidente criticou a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade. Para ele, o ideal seria levar assistência social antes.

Helicópteros

A Polícia Civil está fazendo um trabalho de monitoramento da Rocinha com seus helicópteros. Um voo foi realizado na noite de segunda-feira. Na tarde de ontem, um novo voo foi feito. A informação é de que Nem estaria acompanhado de cerca de quarenta bandidos num local que seria a Rua Dionísia. O traficante estaria de camisa preta e rabo de cavalo. No entanto, nenhum criminoso foi visto.

Os blindados da Marinha devem ser usados novamente na operação de ocupação da Rocinha, já que a Força participou da reunião de planejamento da ocupação. A Marinha, porém, informou que não foi acionada para disponibilizar os blindados.

O Disque-Denúncia (2253-1177) informou que as notícias sobre o tráfico de drogas na favela da Rocinha cresceram 425% este mês. Entre 1º de novembro e hoje, foram recebidas 51 denúncias, contra 12 no mesmo período de 2010.

Apenas a respeito do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, acusado de ser o chefe do tráfico da comunidade, as denúncias cresceram 1.067%. Foram 32 denúncias este mês, contra 3 no mesmo período de outubro. O Disque-Denúncia oferece R$ 5 mil por informações que levem à captura de Nem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário