domingo, 13 de novembro de 2011

Favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu já estão ocupadas pela polícia

Fonte: O Dia

Rio - Policiais ocuparam os principais pontos das favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu por volta das 6h15 deste domingo. Os principais acessos das comunidades foram dominados por homens do Bope e Batalhão de Choque e o objetivo dos policiais agora é caçar drogas, armas e criminosos. O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), tenente-coronel Réne Alonso, disse que primeiramente serão feitas buscas em matagais. Em seguida os policiais vão revistar casas.

ocupacao-rocinha-upp

O coronel Pinheiro Neto, chefe do Estado Maior Operacional, afirmou que equipes do Bope cercou área de mata no entorno da favela. "Especialistas ocuparam há cerca de 36 horas rotas de fugas utilizadas por criminosos em matagais", explicou.

A chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, informou que agentes fazem buscas em algumas áreas da favela. "Pontos específicos de investigação estão sendo averiguados. Após a ocupação que começa efetivamente a varredura", disse.

A operação 'Choque de Paz' começou às 4h10. Cerca de 300 homens do Bope subiram a Rocinha com o apoio de sete blindados da Marinha, Caveirões e helicópteros. Ainda não há registro de confrontos armados.

ocupacao-rocinha-upp

Pelo menos dois Caveirões foram impedidos de subir as favelas por causa do óleo na pista jogado por traficantes. Num dos acessos à Rocinha pela Estrada da Gávea, policiais tiveram que pedir o auxílio da Unidade de Intervenção Tática do Bope para jogar areia na pista e facilidade a movimentação do blindado. No caminho foram encontradas ainda várias motocicletas queimadas.

Foragido é preso

Um homem suspeito de envolvimento com tráfico de drogas foi preso na madrugada deste domingo, na Rocinha, na Zona Sul. O acusado foi detido no hospital de campanha montado na comunidade. O homem descia a favela na garupa de uma moto e, ao chegar à barreira policial, ele afirmou que passava mal.

Após ser levado ao hospital, foi descoberto que o suspeito estava foragido da Justiça desde 2009, quando cumpria pena na penitenciária Bangu 8. De acordo com a Polícia Civil, ele responde por roubo. O caso foi registrado na 15ª DP (Gávea).

ocupacao-rocinha-upp

Operação Choque de Paz

As favelas da Rocinha e do Vidigal amanheceram ocupadas pela polícia. Cerca de dois mil homens de diversas forças de segurança entraram, nas primeiras horas da madrugada deste domingo, no território há décadas dominado pelo tráfico. Batizada de ‘Operação Choque de Paz’ — em homenagem aos policiais do Batalhão de Choque que prenderam o chefão do pó Antônio Bonfim Lopes, o Nem —, a ação que abrirá caminho para instalar a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado do Rio difere em quase tudo das 18 ocupações anteriores.

A retomada dos territórios começou com a chegada de homens dos batalhões de Operações Especiais (Bope) e Choque pelos principais acessos da comunidade, transportados por 18 blindados de guerra da Marinha, além do sobrevoo de helicópteros. O efetivo de fuzileiros navais hoje na Rocinha — 194 homens — supera o da megaoperação para retomar o Complexo do Alemão, há um ano, onde atuaram 127 militares da Marinha. A ação conta também com apoio das polícias Civil, Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário