segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Justiça afasta do cargo prefeito de Nova Friburgo Dermeval Barboza Moreira Neto

No rastro das tragédias aparecem os abutres, este senhor é o segundo prefeito da Região Serrana do Rio que é afastado do cargo por roubar verbas que deveriam socorrer vítimas das chuvas.


Fonte: O Dia


Rio - O juiz federal Eduardo Francisco de Souza, da Vara Federal de Nova Friburgo, determinou o afastamento preventivo do prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto (PMDB), e do secretário de governo, José Ricardo Carvalho. Eles são acusados de desvio de recursos federais destinados a recuperar o município após a tragédia provocada pelas chuvas em janeiro, que deixaram mais de 400 mortos. A decisão foi cumprida nesta segunda-feira.

O prefeito nega a acusação e diz que vai recorrer da decisão. O secretário afirma que ainda não foi notificado. No lugar do prefeito, foi empossado, provisoriamente, o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Xavier (PMDB). Na decisão, além do afastamento, o juiz determina o bloqueio dos bens e a quebra de sigilo bancário de ambos, além do secretário de Educação, Marcelo Verly de Lemos, e um empresário que teriam se beneficiado das fraudes.

Os pedidos foram feitos pelo Ministério Público Federal. Em ação de improbidade administrativa, os gestores afastados são acusados de favorecer empresa contratada com recursos repassados pelo governo federal para serviços emergenciais. Chamaram a atenção do MPF os saques, gravados em vídeo, de R$ 400 mil na boca do caixa feitos pelo empresário e um assessor parlamentar, na presença de um gerente do gabinete do prefeito e um amigo seu afastado.

Na semana passada, a Câmara de Vereadores cassou o mandato do prefeito de Teresópolis, Jorge Mario,acusado também de desviar dinheiro da reconstrução da cidade em contrato com uma empresa de engenharia.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário